Como resolver o trânsito de pedestres no meio das ruas do Bairro Guilherme Rauen, principalmente em frente à escola e à creche, onde há um número considerável de carros indo e vindo o tempo todo?
INTRODUÇÃO
Este projeto tem como objetivos alertar a população através dos educandos os cuidados com o trânsito e as possíveis soluções para melhorar a segurança da população que habita e circula pelo bairro.
Os trabalhos desenvolvidos durante o projeto serão ministrados em todas as disciplinas, cada uma adaptando conteúdos do ano letivo ao tema trânsito.
Dessa forma o trabalho além de ser mais atrativo auxiliará na melhoria do desenvolvimento educacional do aluno, na valorização da vida e também que ele tenha condições de estudar, planejar e buscar junto à comunidade, alternativas que venham ao encontro dos objetivos desse projeto.
Portanto, o trabalho que será desenvolvido entre alunos, professores, palestrantes, comunidade em geral e principalmente com o recurso das mídias pretende buscar valores de cidadania, respeito, incentivo a diversas atividades que já são desenvolvidas na escola e juntos colaboram no processo educacional da EEB Profª Dilma Grimes Evaristo.
OBJETIVO GERAL
Encontrar possíveis soluções para que a passagem dos pedestres aconteça em lugares adequados, afim de trazer segurança para os transeuntes e evitar fatalidades.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· Pesquisar sobre como foram solucionados problemas de trânsito semelhantes aos existentes no Bairro G.R.
· Fotografar situações de risco enfrentadas pelos alunos todos os dias durante o trajeto até a escola, e ao atravessar a rua para a quadra nas aulas de Educação física.
· Promover bate papos, palestras, debates com profissionais do DETRAN.
· Mostrar através de vídeos e outras mídias a gravidade do problema, e maneiras de amenizá-lo.
· Apresentar vídeos educativos sobre regras do trânsito.
· Elaborar textos educativos sobre a conscientização no trânsito.
JUSTIFICATIVA
Devido ao considerável fluxo de veículos e do grande número de pedestres que transitam pelo meio das ruas do Bairro Guilherme Rauen, pondo em risco suas vidas e a dos outros, e considerando que o fazem em parte porque desconhecem as regras de trânsito, mas também porque não existem lugares adequados (calçadas, por exemplo), para caminhar, e que isto causa preocupação e insegurança para população do bairro e os trabalhadores da creche e da escola, faz-se necessário buscar soluções para pelo menos amenizar este problema, de maneira a melhorar a segurança dos pedestres e motoristas, e principalmente das crianças, e que na maioria das vezes encontram-se desacompanhados estando mais expostos à situação de risco.
Diante destas circunstâncias e da vulnerabilidade da situação, busca-se através do desenvolvimento deste projeto estudar, e dentro do possível, buscar medidas, que se não de imediato, mas no decorrer do tempo contribuam para melhorar a segurança dos moradores do bairro e de todas as pessoas que de carro ou a pé transitam por lá.
ESTRATÉGIAS
· Leitura de textos explicativos
· Apresentação de vídeos com orientação sobre trânsito
· Entrevistas com moradores do bairro e trabalhadores da EEBPDGE
· Pesquisas na internet para comparar cidades com mais e menos fluxo de veículos e como funcionam as regras de transito nestes lugares
· Visitas aos principais pontos de preocupação do bairro
· Coleta de informações em empresas do bairro e próximas sobre o horário de maior circulação de veículos dos mesmos.
· Palestras com policiais para um melhor esclarecimento e possíveis soluções para a melhoria das condições de trânsito do bairro.
· Produção de textos dissertativos, editoriais, charges, maquetes, gráficos estatísticos, história em quadrinhos, mensagens de cidadanias, slogans, caricaturas, dicas de cuidados especiais, atividades que despertem o gosto por corridas e caminhadas.
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS
PORTUGUES · Dissertações · Editoriais e charges | MATEMÁTICA · Dados Estatísticos | GEOGRAFIA · Pesquisas · Produção de Gráficos |
HISTÓRIA · Pesquisa sobre o progresso do Bairro · Construção em quadrinhos | ED. FÍSICA · Desenvolvimento de atividades que despertem o gosto e a importância de corridas e caminhadas | INGLES · Criação de frases, slogans |
ENS. RELIGIOSO · Elaboração de mensagens sobre respeito e cidadania | CIÊNCIAS · Dicas e cuidados para auxiliar a atenção | ARTE · Produção de maquetes · Caricaturas educativas |
AVALIAÇÃO
Todas as atividades desenvolvidas visam fazer com que o aluno desenvolva o respeito às leis do trânsito de forma que futuramente se torne um cidadão cuidadoso com sua vida e de outras pessoas.
Espera-se que os alunos valorizem mais seu aprendizado em cada disciplina específica explorada durante o projeto, melhorando suas leituras, interpretação, raciocínio lógico, produção textual e seu senso crítico ajudando a conscientizar suas famílias e amigos, dessa forma melhorando cada vez mais a segurança do trânsito no bairro em que vive.
Nenhum comentário:
Postar um comentário