quarta-feira, 29 de junho de 2011
quarta-feira, 15 de junho de 2011
Relatório da ativididade realizada com Pesquisa orientada por Webquest
Cursistas: Flavia, Marinês e Zélia
Nesta atividade colocamos em prática a aula planejada na atividade anterior.
A professora de ciências foi ao laboratório de informática com os alunos para dar a sua aula.
Encontramos a sala como havia sido combinado. Data show instalado, internet funcionando. Os alunos se organizaram de acordo com o que havíamos planejado, dois alunos em cada computador, a 2ª professora junto ao seu aluno.
A Professora Joseane conduziu a aula orientando a pesquisa num notbook ligado ao data show. As cursistas Marinês e Zélia acompanharam a aula, e em alguns momentos a professora de informática participou orientando na da parte tecnológica. A segunda professora, Cleonice esteve sintonizada o tempo todo com seu aluno e o computador
Não ocorreram problemas com os computadores que funcionaram normalmente, a internet também funcionou bem.
Em relação ao comportamento pode-se dizer que os alunos estiveram bem concentrados e interessados o tempo todo, ouvindo e agindo de acordo com a professora Joseane.
Quanto ao conteúdo e ações da aula, a turma recebeu muito bem a proposta, pois o assunto chamou a atenção por se tratar de animais aquáticos visto que moramos longe do mar e as imagens impressionaram a todos.
Os alunos a princípio gostaram mesmo da ideia de irem na sala de informática pesquisarem apenas, entretanto quando as atividades foram encaminhadas a turma demonstrou mais interesse ainda.
No que diz respeito a outra formas de organização do grupo, podemos em outro momento trocar os componentes das equipes, pois a sala não possui muitos aparelhos.
Segundo relatos dos alunos eles gostariam de postar suas atividades e entrar em uma sala de bate papo para debaterem sobre o trabalho desenvolvido.
As atividades destas duas aulas proporcionaram muita satisfação ao vermos os alunos, analisando e escrevendo sobre os peixes, empolgados percebemos que indo até a sala e viajando pela internet a expectativa do assunto e a concentração é maior, mesmo com um pouco de conversa.
Podemos adaptar esta atividade para outras séries e também em outras disciplinas, podendo envolver assuntos sobre tipologias textuais, como texto científico os quais foram lidos durante a pesquisa, o poder de síntese dos alunos, as cores predominantes, formas, etc.
Com certeza outras aulas e outras séries serão contemplados com projetos de trabalho na internet.]
As aulas em questão despertaram curiosidade, entusiasmo, dúvidas, respostas, sugestões, produções, análises, discussões e um melhor aprendizado sobre o tema.
Além de tudo o que já foi dito, vale ver as fotos a seguir que nos dão uma visão ainda de como aconteceram as aulas de ciências com a turma da 6ª série 02 na sala de informática da EEB Profª Dilma Grimes Evaristo.
Navegação e pesquisa na internet orientada por uma webquest
Cursitas: Flavia Souza, Marinês Zanella e Zélia Maiberg Fogaça
O grupo foi formado por três professoras que trabalham na EEB Profª Dilma Grimes Evaristo, Flávia, Marinês e Zélia, de ciências, informática e língua portuguesa, respectivamente.
Em comum acordo o grupo optou por fazer uma webquest para pesquisa orientada, e após conversa com a outra professora de ciências, a Joseane, ficou combinado que o assunto seria o conteúdo que ela está trabalhando com os alunos da 6ª série, que trata sobre peixes.
A aula será dada no dia 07 de junho, no período da tarde para os alunos da 6ª série 02.
Na 4ª aula do dia marcado os alunos serão levados para o Laboratório de Informática da EEB Profª Dilma Grimes Evaristo, onde orientados pela professora Joseane Dal Ri navegarão na webquest previamente preparada para este fim para responder algumas questões colocadas
O Título da webquest será: Navegando com os peixes, que após preparada ficará estruturada da seguinte forma:
INTRODUÇÃO
Os peixes são animais vertebrados aquáticos que vivem nos rios, oceanos e lagos. Apareceram em nosso planeta há milhões de anos, muito antes da espécie humana. Atualmente, existem mais de 28 mil espécies catalogadas. O corpo da maioria dos peixes é coberto por escamas e, para se movimentarem, utilizam as barbatanas (nadadeiras).
De acordo com a estrutura física, podemos classificar os peixes em dois tipos: ósseos e cartilaginosos
A reprodução dos peixes acontece com a desova, através do fenômeno chamado piracema
A reprodução dos peixes acontece com a desova, através do fenômeno chamado piracema
TAREFAS:
Caros alunos:
Considerando os conteúdos que estão sendo abordados em nossas aulas de ciências, vamos fazer uma busca na internet para responder as questões a seguir afim de expandirmos o nosso conhecimento sobre a vida dos peixes.
1 – A que grupo de animais pertencem os peixes?
2 – De acordo com a estrutura física como podemos classificar os peixes?
3 – Qual é a estrutura física do bacalhau e do atum?
4 – Os tubarões e arraias possuem qual estrutura física?
5 – Fale o que entendeu sobre o fenômeno piracema.
PROCESSO
Os alunos poderão navegar nos sites selecionados e relacionados abaixo para responder as questões http://www.suapesquisa.com/ (peixes); http://www.infoescola.com/ (peixes ósseos, piracema);
http://curlygirl.no.sapo.pt/osteites.htm (peixes ósseos); http://www.portalsaofrancisco.com.br/ (peixes cartilaginosos); http://mundoestranho.abril.com.br/ (o que é piracema).
Os alunos também terão acesso a dois vídeos encontrados no youtube, um que mostra os peixes subindo para a piracema http://www.youtube.com/watch?v=kh1zBvCxGW4; e outro que demonstra a força do peixe na piracema http://www.youtube.com/watch?v=5DW83sOCP-g,
Com os assuntos ordenados desta forma, teremos a nossa aula com um hipertexto.
AVALIAÇÃO
No final da aula, os alunos entregarão as questões respondidas em uma folha de papel que será avaliada pela professora Joseane.
Também será observado (não avaliado) o comportamento dos alunos diante de uma nova forma de pesquisa, na qual eles não estão habituados.
CONCLUSÕES:
Espera-se que através desta aula os alunos tenham assimilado melhor o referidos conteúdos, mas espera-se mais ainda mais, perceber como foi o comportamento e o aproveitamento dos mesmos frente aos processos tecnológicos utilizados, e que a partir deste começo, diante da realidade colocada, nós professores aprendamos a organizar nossos horários adequando os conteúdos e pelo menos uma vez por semana levar estas crianças para a sala de informática.
Fontes de Pesquisa para o desenvolvimento da atividade.
webquest:
Sites:
ENDEREÇO DA WEBQUEST: NAVEGANDO COM OS PEIXES:
Cursos de Tecnologias
Navegar é preciso!
Imagine-se num bom barco, com suprimentos, tempo e muita curiosidade.
Permitindo-se navegar...à deriva...
Quanta descoberta, quanto conhecimento isso lhe proporcionaria!!
A internet nos proporciona isso...visitar lugares nunca antes conhecidos.. inúmeras informações num curto período de tempo.
Se tivermos auxílio de um hipertexto, então a viagem será mais rápida.
“ Não há nada que conduza à verdade. Temos que navegar por mares sem roteiros para encontrá-la”.(J Krisnamurti)
Assinar:
Postagens (Atom)